quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MATERNAL - formando palavras

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil (RCN) "as letras móveis adquirem uma importante função em situações de interação, pois permitem fazer e desfazer as escritas a partir da discussão entre as crianças, comparar, pensar em como deixar a escrita final, copiar nos casos em que é preciso ter registro, etc."
Baseada nesta informação,a professora Josiana desenvolveu com seus alunos do maternal a seguinte atividade, levando em consideração que já no final as crianças já estão familiarizadas com as letras do alfabeto.
Primeiramente brincaram com a palavras, fazendo um certo "suspense" ao mostrar cada ficha, escondendo a figura e mostrando uma letra de cada vez para verificar se os pequenos as reconheciam. O maior desafio foi tentar juntar as letras formando sílabas para "adivinhar" qual seria a gravura escondidinha naquela ficha. Depois de juntos "lerem" todas as fichas, a professora distribuiu uma para cada criança juntamente com as letras móveis. Eles procuravam as letras para montar a mesma palavra da ficha. Em cada rodada as crianças eram convidadas a copiarem o desenho e a palavra que montaram na folha de sulfite como forma de registro.
Foi uma diversão só! Afinal, por aqui se aprende BRINCANDO!

Um comentário:

 
© Copyright 2009-Reneide Criações. All rights reserved