segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Letra Cursiva na educação infantil

A letra cursiva é trabalhada no Colégio Educar desde a educação infantil e
o tema nos leva a questões como: qual é a melhor modalidade para iniciar o ensino da escrita?Que tipo de escrita é mais rápido? Deve-se ensinar uma modalidade ou duas simultaneamente?

Experiências experimentais revelam dados que devemos levar em consideração quanto aos tipos de escrita. No alfabeto script, o traçado das letras formadas por cículos unidos a traços retos obriga a criança a levantar o lápis para passar do traço reto ao círculo ou o inverso. Essa escrita desenhada freia posteriormente o movimento da escrita, que requer continuidade e flexibilidade.
A escrita cursiva caracteriza-se pelo enlaçamento das letras entre si. Essa ligação caracteriza o estilo do modelo cursivo, facilita a desenvoltura e a flexibilidade do movimento, e favorece a continuidade e o dinamismo na escrita.
O modelo cursivo permite que a criança perceba cada palavra como um todo, e esta percepção visual das palavras como unidade separadas é extremamente importante para que, futuramente, haja espaço entre uma palavra e outra. Esses espaços constituem uma característica espedífica da linguagem escrita, à diferença da linguagem oral, na qual as palavras são percebidas sem separação entre si.
Com isso, nossa proposta é que, desde o início da escolaridade, a criança "visualize" a escrita cursiva. Incidentalmente estaremos dando-lhe oportunidade de perceber os movimentos que a professora faz ao escrever: para a esquerda, para a direita, para cima, para baixo.
Não queremos, no entanto, que essa proposta seja confundida com uma proposta de aprendizagem precoce ou um aceleramento dela, pois sabemos e defendemos que cada um tem seu ritmo, sua experiência prévia distinta, seu tipo de motivação frente à escolaridade e que, embora todos respondam, cada resposta poderá ser diferente.
As crianças têm oportunidade de visualizar a lista com os nomes dos alunos que estão presentes na sala de aula sendo escrita com letra cursiva, suas cadeiras são marcadas com o nome escrito das duas formas, as listas de palavras também e sempre têm à disposição os cartazes com letras cursivas e bastão ao seu alcance e podem tocá-los quando quiserem.

2 comentários:

  1. O que dizer da Equipe Educar - Ceduc.... dedicada, compromissada com a formação (além de conteúdos) de nossos filhos, responsável... Como mãe e educadora, assino ( E RECOMENDO) o trabalho da Equipe Educar - Ceduc. Com o Otávio frequentanto o Colégio Educar, desde seu primeiro dia de funcionamento, posso dizer que estou MUITO SATISFEITA com o trabalho realizado por todos... Bençãos e prosperidade, é o que desejo à Equipe Educar! Contem sempre comigo.... Abraços....

    ResponderExcluir
  2. Amiguinhos da Escola Ceduc,
    Recebemos hoje,o Otávio e eu, a visita dos coleguinhas e da Tia Débora, em nossa casa...
    Foi super legal!
    Um abraço (DE PERNINHA QUEBRADA) para todos!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2009-Reneide Criações. All rights reserved