sábado, 17 de outubro de 2009

teatro "COMO PODE UM PALHAÇO IR PRO CÉU"














Este é o teatro que apresentamos na semana da criança.

uma história linda que tiramos de um blog muito legal, dê uma passadinha por lá: sementinhaskids

Confira as fotos:



COMO PODE UM PALHAÇO IR PRO CÉU?

Personagens:

P1: Palhaço 1

P2: Palhaço 2

Materiais: Uma cadeira para subir e tentar voar

Par de assas de cartão

Escada

Caixa grande de geladeira ou fogão pintar e arrumar para simular um foguete.

Bombinha para explodir no foguete.

Fazer o livro sem palavras grande do tamanho da folha de cartolina para o evangelista.

P1: (O palhaço entra olhando para cima, como observando um passarinho, imitando-o.Mexendo os braços e pulando como quem quer voar) -Tem que ter um jeito, eu não to conseguindo.

P2: (Entra gesticulando) Onde você estava! Procurei você por todo lugar!

P1: Estava observando os passarinhos. Sabe? To querendo voar como eles fazem. (emexe os braços imitando um passarinho)

P2: (Enquanto P1 imita passarinhos ele vai por trás seguindo-o, ate que o P1 para e choca com o P2 e os dois caem no chão) Voando como passarinho? Para que você quer voar como passarinho?

P1: É que eu quero chegar ao céu e estar perto de Deus. E para chegar perto eu tenho que voar como os passarinhos voam. Mas, sabe porque não to conseguindo? É porque tenho que subir num lugar alto para ganhar impulso e assim chegar bem alto. (sobe numa cadeira e tenta voar, caindo no chão)

P2: Assim você vai quebrar todos os seus ossinhos! Sabe porque não conseguiu voar ainda? Porque precisa de assas, os passarinhos só podem voar porque tem assas!!

P1: É mesmo, eu não tinha pensado nisso, mas onde eu vou conseguir assas?

P2: Deixa comigo! (Ele sai e volta trazendo assas de cartão e amarra as assas no braço do outro palhaço)

P1: (muito emocionado sobe na cadeira com as suas assas novas e começa a mexer os braços como para voar)

P2: Mais rápido, mais rápido, mais rápido!!! (incentiva P2)

P1 (Mexe os braços cada vez mais rápido e pula tentando voar e cai no chão e estraga as assas, começa a chorar dizendo) Não deu certo!!! Buuuuaaaaa!!! Eu queria voar para chegar pertinho de Deus! (aponta com o dedo para o céu enquanto chora)

P2: (consola ao seu amigo e logo fica de pé com muito animo disse) A gente não pode se render! Temos que pensar!

(Eles ficam de pé e começam o “jogo de pensar” é uma rotina de movimentos na que fazem gestos iguais como se estivessem pensando. Alguns movimentos: Caminhando em círculos com uma mão no queixo e a outra coçando a cabeça, eles se encontram e coçam a cabeça do outro e seguram o queixo do outro. Um fica de quatro no chão e o outro senta encima com pensando. Ficam de pé e um coloca o cotovelo no ombro do outro depois se olham como se tivessem uma grandiosa idéia e depois de um pouquinho dizem: Naaaaaaoooooooo!! Com cara de desânimo. Caminham mais um pouco em círculos até que p P2 tem uma idéia.)

P2: Eu tive uma grandiosa idéia! Você vai para o céu pertinho de Deus sim! Não é de assas que você precisa! Você precisa comer algum bichinho que voe! Por exemplo uma mosca!

P1: Uhhhhhhh que nojo! Uma mosca!!!

P2: Sim porque ela vai voar dentro de você e assim você poderá voar com ela! Você não viu que o homem aranha foi mordido por uma aranha e começou a agir igualzinho uma aranha?

P1: É mesmo, não tinha pensado nisso! Eu como a mosca e.... vou me transformar no homem mosca!

P2: Olha vou pegar um mosca pra você ( faz gestos como de alguém que caça mosca, até que pega uma na não, mas de conta que ela voa e ele tem dificuldade de segurar, então pega e pede para o P1 abrir a boca e coloca a mosca dentro)

P1 (começa fazer de conta que tem uma mosca dentro fazendo movimentos parecidos à da mosca e um barulho de mosca com a boca depois de um tempo disse:) Não vai dar certo! A mosca não voa alto!

P2: É mesmo! Deixa eu te ajudar! (Bate nas costas com força e o P1 expele a mosca tossindo) Temos que pensa de novo! (Fazer o “jogo do pensamento”)

P1: Eu tive uma idéia! Vou subir com uma escada, bem alto e chegar ao céu! Aqui tem uma! (ele pega e vira atingindo P2 virá para o outro lado e bate de frente no P2. Vira novamente e P2 se abaixa e fica se gabando o P1 gira rapidamente e bate nele. Depois P1 coloca a escada vertical e tenta subir sem ninguém segurar e desequilibra e cai, pede ajuda pro amigo, o P2 vem segurar a escada, o P1 conta com as crianças 1, 2 e 3 e corre em direção da escada e coloca a perna no buraco da escada batendo no P2 que esta segurando e os dois caem. Pede perdão e se prepara de novo para subir, conta com as crianças até o 3 e vem correndo, P2 solta a escada e sai correndo e P1 passa por cima)

P2: (Volta chorando) Esse negocio de escada não vai dar certo! Você vai terminar me machucando!

P2: Temos que pensar mais! (Jogo do pensamento) Já sei tive uma idéia!! Um foguete vai te levar pro céu!!

P1: Foguete!!!!????

P2: Sim!! (Puxa a caixa do foguete até perto)

P1: Uau! Que foguete mais fantástico! (Entra dentro da caixa)

P2: Sim, e aqui esta o explosivo para você voar!

P1: Explossivo!!??? (Tenta sair da caixa, mas o P2 o empurra pra dentro de novo.) (Depois que P1 Entra na caixa ele se pinta o rosto de preto e bagunça a roupa e os cabelos simulando uma explosão, sem que as crianças vejam. P2 fala com as crianças para fazer a conta regressiva 10-9-8-7-6-5-4-3-2-1-0 e ascende um fogo de artifício dolado de fora da caixa e se esconde tampando os ouvidos quando acontece a explosão o palhaço dentro da caixa grita por socorro e sai da caixa cambaleando por todo lado e cai no chão simulando que esta morto)

P2: (Chora aos gritos encima do amigo que simula estar morto, Ele diz: Buaaaaaaaa , meu amigo era feio.... Mas eu gostava dele. P1 levanta a cabeça e olha para as crianças com cara de irritado mas volta a simular estar morto. P2 pode falar varias coisas e tentar reanima-lo fazendo coisas engraçadas até que diz: -Já sei, tive uma idéia, foi uma bomba que tirou a vida do meu amigo, tal vez outra bomba a devolva...

P1: Nãaaaaaaaaaaaaaaoooooooooo (Levanta apavorado e chorando)

P1: Eu sei!!! Lembrei!! Na escola me disseram que para estar pertinho de Jesus devemos ser bonzinhos! Que não precisamos de mais nada! Somente ser bonzinhos!

P1 e P2: (emocionados agindo artificialmente começam a fazer boas obras entre o publico, carregam crianças no colo, penteiam as crianças, limpam o nariz, limpam os sapatos, fazem de conta que barrem, elogiam as pessoas, etc...)

P1: (cansado de fazer o bem busca ao seu amigo puxando da roupa) P2!

P2: Espera ai!

P1: (De novo puxa a roupa)

P2: Espera ai, to ocupado!

P1: (De novo puxa a roupa)

P2: (responde furioso e fora de si e segurando do pescoço do P1) O que é que vocêquer! Não ta vendo que estou ocupado sendo bonzinho com as pessoas? (logo pára e percebe o que estava fazendo e começa a chorar!) Eu não consigo ser bonzinho!!!! Eu quero ir pro céu pertinho de Deus! Mas eu não tenho assas pra voar, nem escada tão alta, nem foguete tão poderoso e meu coração é muito ruim!!!! Buuuuaaaa!!!! (agora os dois palhaços choram desconsoladamente se abrazando)

Evangelista: O que foi que aconteceu com vocês amigos? Porque estão chorando dessa maneira?

P1: Uaaaaaaaa!!! Porque queremos ir pertinho de Deus e não conseguimos, não sabemos voar!!!

P2: É somos um fracasso! Nem conseguimos ser bonzinhos!!!!

Evan: Bonzinhos?

P1: Sim é que os bonzinhos somente podem estar perto de Deus.

Evangelista: Vocês estão equivocados!! Não são os bonzinhos, mas aqueles que recebem Jesus no coração!

P1, P2: No coração??? Como assim!???

Evangelista: Vejam eu tenho boas notícias, eu tenho um livro muito especial aqui! (Evangelismo com o livro sem palavras) Tenho na minha mão um livro, que não tem palavras, nem figuras. Chama-se o livro sem palavras. Tem páginas coloridas, como pode ver, e estas páginas contam uma história maravilhosa. Querem ouvi-la? (Os palhaços sentam junto com as crianças dizendo que

sim com alegria)

O LIVRO SEM PALAVRAS (é importante que seja explicado em poucos minutos, adapte segundo a idade do seu público)

Geralmente quando lemos um livro, começamos na frente, não é? Mas com este vamos começar com a ultima página para saber o fim da história. Minha história termina maravilhosamente no céu, no lugar que vocês querem ir!Senhor Jesus na sua vida diária e ganhando outros para Ele.

Página Dourada:

Pergunte a criança do que ela lembra quando vê a página dourada, provavelmente ela diga que lembra de jóias, anéis, correntes de ouro. Diga que realmente essas coisas são muito valiosas e especiais, mas que esta página te faz lembrar de um lugar especial chamado Céu. É lá onde vive Deus. Comente que a Bíblia diz que lá no Céu, a praça da cidade é feita de ouro puro e transparente como o vidro. Lá também ninguém fica triste, doente ou morre. E lá não há noite. No Céu todas as pessoas serão muito felizes. E a coisa mais

maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus estão lá. Se a criança não souber quem é Deus, explique que Ele é o criador de todas as coisas, inclusive da criança, diga que Deus a ama muito. Afirme isso com o versículo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”. Diga que Deus a ama tanto que deseja que ela faça parte de Sua família e vá morar com Ele no céu. E o Céu é um lugar perfeito, como Deus também é perfeito. Frase de ligação: E no Céu não pode entrar o pecado.

Página Escura:

Pergunte a criança se ela sabe o que é pecado. Explique a ela que pecado são as coisas ruins que fazemos, pensamos ou dizemos, aquilo que não agrada a Deus. O pecado causa sofrimento, tristeza em nosso mundo. Pergunte a ela se ela pode citar algum exemplo do que é pecado. Espere-a dizer e fale que em Romanos 3: 23, diz que “Todos pecaram...”, inclusive você e a criança. Diga que pecamos porque nascemos com o desejo de fazer coisas erradas, e que Deus disse que o pecado merece castigo, e o castigo para o pecado é a morte, ou seja, ficar separado de Deus para sempre. Também diga que Deus sabia que

a criança não pode fazer nada para se livrar do pecado então Deus arrumou um meio para livrá-la do seu pecado. Frase de ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que não sejamos castigados pelos nossos pecados.

Página Vermelha:

Conte à criança que Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, Jesus Cristo, a este mundo, ele nasceu como um bebê, cresceu, tornou-se homem e nunca fez nada de errado, diga que Ele é perfeito. Fale que homens maus resolveram maltratar Jesus, colocaram nEle uma coroa de espinhos e o pregaram numa cruz, saindo assim sangue dEle. Comente sobre

Hebreus 9: 22b e diga que Jesus recebeu o castigo que nós merecíamos pelos nossos pecados, enquanto Ele estava na cruz, recebeu o castigo de todas as pessoas. Afirme que Ele recebeu o castigo, porém não tinha pecado. Utilize também I Coríntios 15: 3,4 para confirmar que Jesus morreu e ressuscitou para nos perdoar os pecados. Frase de ligação: Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados.

Página Branca:

Este é o momento do apelo, fale a criança que Deus quer perdoar seus pecados e quer que seja Seu filho. Leia juntamente com a criança João 1: 12. Analise juntamente com ela cada parte do versículo e explique que receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos pecados e que ressuscitou. Diga que a criança precisa estar disposta a abandonar os pecados e crer que somente Jesus pode perdoá-la, e assim poderá ser chamado de filha de Deus. Pergunte a criança se ela quer dizer que pecou e crê que Jesus morreu para perdoá-la. Pergunte se ela quer receber Jesus como seu salvador. Em seguida, ore juntamente com a criança, peça que ela ore com as palavras dela. Logo que ela encerrar a oração pergunte se ela sabe de quem é filha agora (de Deus). Leia novamente o versículo com a criança agora colocando o nome dela no versículo. Leia com a criança Hebreus 13:5b e explique que o Senhor Jesus nunca irá abandoná-la e que ela pode conversar com Ele sempre que quiser (para completar leia Hebreus 13:6). Frase de ligação: Quando você se torna filho de Deus, Ele quer que você O conheça melhor.

Página verde:

Este página servirá para a confissão de pecados. Diga à criança que a cor verde lembrafolhas, grama, flores, coisas que estão crescendo. Fale que esta é uma página que lembra uma nova vida, a vida eterna que a criança recebeu de Deus. Conte a criança que agora é como se ela fosse um recém-nascido na família de Deus, e Ele quer que ela cresça e aprenda mais sobre Jesus. E aprendendo mais sobre Jesus compreenderá que deve fazer o que O agrada, mas se algum dia pecar, desobedecer a Deus, a coisa certa a fazer é confessar seu pecado, ou seja, contar a Deus o que fez de errado e depois deve pedir a Deus que o ajude a fazer o que é certo. Afirme que Jesus é um grande Salvador e amigo.

Fale para a criança de que forma ela pode aprender mais sobre Jesus: Orar (falar com Deus todos os dias); Ler e obedecer a Bíblia; Dar testemunho (contar aos outros o que Jesus fez por todas as pessoas); Ir a igreja e a escola bíblica.

Querido evangelista, faça um chamado para todas as crianças que querem receber Jesus como salvador das suas vidas. Ore com elas e convide-as a participar dos cultos e escolinha bíblica.

3 comentários:

  1. fui num culto com crianças e vi dois rapaz fazendo palhaçada gostei muito vcs devia de por mais tema e muito bom parabens

    ResponderExcluir
  2. Amei o teatro e como faço parte do culto infantil, já juntamente com minha irmã, já estou pensando em desenvolvê-lo com as crianças.
    Vocês stão de parabéns!
    Joseane Freitas

    ResponderExcluir
  3. Passei para conhecer o blog... Maravilhoso...
    Desejamos um 2011 cheio de bençãos...
    tia Léia
    abencoadinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2009-Reneide Criações. All rights reserved