segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MATERNAL -Aula de Culinária

Pra quem acha que cozinhar é coisa de dona-de-casa, preste atenção na iniciativa do Colégio Educar:

A culinária é muito usada em nossas aulas por proporcionar a aquisição de novos conhecimentos de uma forma prazerosa e enriquecedora. Vários conteúdos são abordados durante as aulas segundo a necessidade de cada turma. Veja alguns exemplos:
P
ara a turma do maternal, bem no início do ano, foi utilizada a gelatina para fechar ofinalizar uma parte do trabalhocom as cores primárias ( verde/vermelho/amarelo/azul). Em sala de aula, foram trabalhadas atividades relacionadas a cada cor em momentos distintos, depois, pra fechar com chave de ouro, os pequeninos foram pra cozinha aprender cada passo e os detalhes pra se fazer a gelatina. Diversão total e aprendizado garantido! Após a experiência de "cozinhar", os alunos foram incentivados a documentar o que aprenderam:

TODOS PREPARADOS!!! (Ai que fofos!)





























Durante a atividade foram abordados outros pontos importantes do currículo:

-QUENTE E FRIO (TATO) : mudança na temperatura da água
As crianças setiram a água fria e puderam perceber a diferença do vapor quente dela. Na oportunidade, como medida de prevenção de acidentes, a professora salientou a importância do cuidado com materiais quentes e orientou as crianças a não chegarem perto do fogão em nenhuma situação.

-CHEIRO (OLFATO): a cada nova mistura as crianças eram incentivadas a sentirem o cheiro e a diferença entre eles.

Novamente na sala de aula as crianças fizeram suas anotações sobre a atividade. Primeiro fazendo um desenho que representasse o que aprenderam:

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA AULA DE CULINÁRIA, MUITO CRIATVA. SOU PROFESSORA E ATUALMENTE ESTOU COM UMA TURMA DE MATERMAL. GOSTARIA SE POSSÍVEL QUE ME MANDASSE ALGUMAS SUGESTÕES DE AULA PARA O MATERNAL POIS SEMPRE TRABALHEI COM CRIANÇAS MAIORES E AGORA ESTOU COM CRIANÇAS MENORES. OBRIGADA PELA ATENÇÃO. MEU EMAIL É helida_airamferreira @yahoo.com.br

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2009-Reneide Criações. All rights reserved